quinta-feira, 14 de março de 2013

O que a polêmica em torno do Telexfree evidencia: Captação de poupança popular ou democratização da lógica capitalista?


            Enquanto cientista social raramente emito opiniões imediatas  acerca de questões polêmicas que “fervem” nas redes sociais. Desta vez, porem, não me contive e vou arriscar algumas linhas de interpretação sobre a questão.
            Nos últimos dias prolifera-se nas redes sociais, blogs, youtube e jornais a polêmica em torno da atuação da empresa Telexfree, que está sendo investigada e já amplamente denúnciada pelos “arautos da boa e honesta informação”.
            Quanto às investigações existem suspeita de que uma espécie de  pirâmide financeira, travestida de Marketing Multi Nível, estaria lesando a “poupança popular” dos brasileiros, especialmente dos mais pobres que estariam vendendo tudo e se endividando apenas para entrar no “esquema”. Bem, o fato é que  mobilizaram imediatamente dois ministérios, promotores de várias regiões, cade, delegacias, ministérios públicos e policia federal para averiguar a questão. Alem disso Ministério da fazendo e  Secretaria de Acompanhamento Econômico (Sae), já estão envolvidos na situação e já foram notificados o  Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Comissão de Valores Mobiliário (CVM) e o Banco Central (BC). Haja mobilização!
            Quanto aos representantes da “boa informação” e formadores de opinião, sobretudo, da classe média tradicional brasileira, destaca-se o Noblat, que tem escrito bastante sobre a questão nos últimos dias.
            Antes de prosseguir gostaria de sugerir que para quem não conhece a empresa favor procure informações no google. Meu objetivo aqui  não é discutir a legalidade da empresa,  seu serviço ( serviço de telefonia )o modo lícito ou ilícita que opera ( método de divulgação ) para proporcionar lucros ou realizar uma problematização moralista sobre a questão. Meu interesso é apontar para o que essa polêmica revela da sociedade brasileira. Aqui não importa  se é fraude ou golpe, embora devo concluir que não se trata nem de fraude, pois não estão falsificando nada e tampouco de golpe, visto que até onde eu sei a empresa não enganou seus ‘divulgadores’ recusando-se a realizar os devidos pagamentos.
            Retornemos ao formador de opinião, Noblat, apenas para iniciar meu posicionamento e sugerir o que essa polêmica traz à tona em tempos de suposta “despolarização política” e “despolitização das massas”.
            Para resumir a opinião de Noblat basta dizer que ele afirma que "Durante um ano, o esquema TelexFree envolveu um milhão de pessoas e movimentou mais de R$ 300 milhões através de uma versão online do velho golpe da pirâmide", e há expectativa de chegue em “1 bilhão” este ano. Informa que nos próximos dias, o esquema será desbaratado e seus mentores detidos e indaga “Mas terá sido em vão para mais de um milhão de pessoas que caíram no mais abrangente golpe financeiro da história do país”.
            Aqui reside minha principal indagação, será que essas pessoas são vítimas; caíram ingenuamente num ‘golpe financeiro’ e foram enganadas a colocar dinheiro no negócio? Creio que não e , tampouco acredito que seja “o mais atrevido golpe já perpetrado contra o consumidor brasileiro”. Outros golpes mais profundos atentam contra a dignidade do consumidor e do cidadão brasileiro cotidianamente, realizadas por “empresas golpistas” nos próprios termos de Noblat que afirma “O que diferencia uma empresa séria da golpista é a receita auferida com a venda final do produto.” Quer dizer com essa diferença podemos enquadrar muitos bancos de investimento como golpistas já que seus executivos ganham milhões mensalmente apenas vendendo seus produtos financeiros. Aliás não apenas bancos de investimento mas bancos estatais que “guardam” o dinheiro do brasileiro oferecendo ridículas taxas de retorno, ao mesmo tempo que lucram milhões com os empréstimos oferecidos ao governo, que nós sustentamos afinal. Somos ‘golpeados’ duplamente, afinal somos nós que sustentamos o Estado.
            Esse viés normativo, moralista da questão apenas identifica “golpistas” e “quadrilhas” que estariam se fazendo com a alienação popular  contudo, deixam de perceber que esses brasileiros estão longe desses adjetivos e não iriam aderir massivamente algo sem um mínimo de segurança, digo mínimo pois a maioria dos brasileiros não possuem segurança em relação a nada e quando percebem algo real, concreto e que pode mudar suas vidas encaram sem medo de perder, afinal , não há muito o que perder, apenas o anseio de melhoria de vida.
          O que essa polêmica sobre a telexfree revela? Pode revelar certamente o maior “golpe do século”   realizado por um “trabalho da quadrilha”, por uma “rede de golpistas”,como faz questão de enunciar Nassif,  incluindo-o  no rol de golpes já realizadas como o esquema ponzi, esquema boi gordo e esquema Madoff. Mas alem disso, o que essa controvérsia gera do ponto de vista sociológico, o que ela explicita sobre o Brasil e suas contradições, suas classes e o capitalismo.
            Nessa polêmica está em questão as “virtudes” de nossos elites, ricos e classes medias tradicionais, a possibilidade de indiferenciação financeira em relação a “massa”, que deveria não estar investindo e ganhando dinheiro “ilicitamente”, mas acordando 5 manhã, enfrentando ônibus, suando a camisa e se “matando de trabalhar” para receber seu “gordo” salário ao fim do mês.
          Acontece que a maioria das pessoas, e aqui incluo dezenas de opiniões de  internautas, se assumem como responsáveis pelos riscos do negócio, os “transgressores” nas palavras de Nassif. Tenho certeza que nunca eles se sentiram tão bem ao fazerem parte de uma transgressão, transgressão esta que atinge o núcleo da hipocrísia e das virtudes das elites  e classes medias tradicionais brasileiras ( alguns dos quais estão no “esquema”, mas não abrem o “bico” ). Em outras palavras, retiraria suas qualidades singulares de ganhar bem e enriquecer-se através de seu trabalho honesto, trabalho que pagaria políticas sociais para pobres preguiçosos e sem iniciativa que estariam naquela condição por sua própria culpa. O fato é que essas controvérsias dizem respeito sobre a singularidade de um Brasil desigual, injusto cuja lei 
           O que temos realmente? Será a democratização de investimentos ou , teríamos como informa a  Secretaria Nacional do Consumidor “a captação de poupança popular”, que estaria sendo denunciada.
         Considerando a primeira opção me pergunto, Dinamizar o capitalismo pela via popular seria dinamitá-lo por dentro? O bem da verdade é que sua dinâmica avassaladora de lucros e exploração ao longo da história tem beneficiado sobretudo as elites, os já ricos, herdeiros, empresários, investidores e instituições bancárias.
         A polêmica nos blogs giram em torno também dessa questão, afinal de contas, enquanto o capitalismo vai bem para os ricos e entra em crise ( através de ‘inovações’ financeiras como o subprime NOS EUA ), estes solicitam o Estado para assumir a responsabilidade, “resgatar” a economia ( diga-se o grande capital, como os mais 700 bilhões velozmente mobilizados para salvar os bancos americanos ) e socializar as perdas com a população ( diga-se, desmantelar o Estado de Bem-estar social com corte de salários, de aposentadorias,demissões, diminuição de investimentos na educação, saúde etc.. )
           Agora quando este capitalismo começa a beneficiar com suas inovações as classes populares os grande representantes do capital se sentem lesados. Caso o sistema se colapse, será que o Estado saíra pelas “vítimas” tal como sempre faz quando o mercado precisa de injeção de capitais, sempre ás custas da população mais pobre?
         As consequências diretas e indiretas do capital financeiro só se tornam sérias, escandalosas e problema de Estado quando seus lucros imediatos não vão para os bolsos dos bancos e grandes investidores. Quanto beneficia os “de baixo” ou a “nova classe média” o problema se torna seríssimo, uma questão nacional!
         Será que até o momento esse esquema não estaria  potencializando o investimento e a poupança popular? Será que a confiança dos “de baixo” no mercado não importa?  Vamos ver nas próximas semanas, meses e anos os desdobramentos no amâgo do capitalismo brasileiro.
         Alguns comentários em blogs indicam também uma corrente de indignação para com o Governo,  seus órgãos competentes, a grande mídia ( para alguns golpista ) e os “virtuosos” da elite brasileira, pois estes se  mobilizam imediatamente para investigar e tentar bloquear o “golpe” e os eventuais enriquecimentos ilícitos.
       Os comentários  indicam, por exemplo, que eles  não estariam gostando dos “pobres” ganhando tanto dinheiro,estariam com medo dos “pobres” se tornarem investidores e não dependerem mais da miséria do salário mínimo ou da exploração na qual estão encerrados em certos trabalhos que exigem sua alma para sua reprodução existencial.
       Os “batalhadores” virtuais assinalam que os “virtuosos” os acusam de se iludirem com “promessa de dinheiro fácil”, contudo,  se defendem afirmando que é a mesma  “promessa conhecido por muitos candidatos nas eleições brasileiras”.
Um internauta comentou que  “ Eike Batista ganhou R$ 1,37Bilhoes em um dia, com empresas que até o momento só apresentou projetos e nenhuma produção e ninguem investiga, isso tudo pq alimenta a corrupção no mercado financeiro”, outra afirma que ““O Brasil é um pirâmide. Trabalhamos para os "políticos" ficarem ricos. Porque nos tambem não podemos ter algo melhor?”
        Tá em xeque a própria dignidade do brasileiro, no sentido de ter uma vida decente, apesar das limitações do Estado brasileiro, está em questão um  trabalho decente, onde as pessoas  não “ se matam” de trabalhar para sobreviver.
        Vejamos ainda mais dois comentários que ilustram um pouco do que afirmei
“Estou desempregada e enquanto não consigo emprego me mantenho através da telex free sei que é um risco, mas na vida temos que arriscar!” outro acrescenta “ uns gastam com drogas, outros com mulheres, outros com remédios, com loterias e alguns com internet”, por fim vale registrar que “Todos os anunciantes são maiores de idade, todos tem portanto personalidade e capacidade jurídica para tomarem suas próprias decisões.Não existe nada 100% seguro. Todos sabem que podem ganhar e que também podem quebrar a cara”. Procurem esses registros no google!
         Como se percebe essas pessoas em sua grande maioria possuem consciência dos riscos que envolvem esse negócio e deixam claro que se trata de uma escolha, que é “um risco como qualquer outra empresa”, que “fazem o que quiser com seu dinheiro” e isso não diz respeito, segundo alguns internautas,  a  procuradores e polícia federal, estes deriam é estar atrás de “políticos corruptos”, “sonegadores de impostos” etc..
        Ora, o Brasileiro das classes “baixas”, reitero, não é  simplesmente um ser “alienado e  que segue uma ilusão como manada”, como muitos comentaristas de plantão argumentam, esses brasileiros não devem ser vistos como vítimas, massa de manobra, sem opinião e joguete da grande mídia, mas sim como sujeito que “sabe a dor e o prazer de ser o que é”, que a despeito da educação que teve e do país que nasceu, não sucumbi a miséria herdade e a converte criativamente em arma de luta, resistência e afirmação de sua dignidade. Se afirma como sujeito que assume seus riscos sem medo das consequências, até porque nunca ou raramente teve o conforto daqueles que não precisam ousar, daqueles que apenas reproduzem de forma mesquinha e conservadora suas vidinhas.
          Por fim, vale registrar que a guerra virtual em torno dessa questão é tambem uma guerra ideológica, expressa em  um posicionamento contra-hegemônico de milhares de internautas contra  aqueles que tentam bloquear o sonho brasileiro de “viver sem se matar trabalhando”. É a luta de classes transposta para o mundo das redes virtuais, é a luta de classe virtual”
            O fato é que a ampla maioria das pessoas está consciente dos riscos e não precisará, tal como tem ocorrido nos Eua e europa, pagar as contas de rombos causados por instituições financeiras e suas inovações financeiras. Essas pessoas pagaram, finalmente, por suas próprias escolhas e não pelas escolhas ocultas e anti-democráticas do grande capital financeiro. Eis que  a lógica do capital quando ousa se democratizar abala os fundamentos de sua própria reprodução, em outras palavras, talvez ( o que não é novidade desde Marx ) o colapso do capitalismo seja realizada no futuro precisamente por sua própria lógica, a partir de de suas próprias armas ( produtos financeiros por ex ) colocadas nas mãos da multidão.
            Respondendo sucintamente o sub-título do texto, a  polêmica em torno da telexfree revela entre outras coisas  as vísceras ideológicas classistas de um Brasil injusto, desigual, corporativo e, é claro, com os seus iluminados jornalistas, sempre dispostos a “prestar serviço a sociedade”, só não sabemos que sociedade, ou melhor, que segmento ou classe dela, certamente não é a de “burros”, “vagabundos”,” ignorantes”, e “ mal informados” que se “iludem” com o telexfree.

63 comentários:

  1. Um texto enorme, para no fim escrever um CONCERTEZA! perdeu a credibilidade totalmente! Não sabe escrever uma expressão simples, imagine analisar o mercado financeiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para sua credibilidade vou corrigir!

      Excluir
    2. cara ja sou teu fannnnnn tu e dessssssssssssss

      Excluir
    3. Au "ANÔNIMO" qui ezcreveo que o testo ou que o autor do testo perdeo a credibilidadi em virtude da palavra "CONCERTEZA", fica aqui a dica. SE VOCÊ NÃO TEVE A SENSIBILIDADE DE CAPTAR, ENTENDER, INTERPRETAR, DIGERIR O CONTEÚDO DO TEXTO, ENTÃO, VOCÊ É QUE É INDIGNO DE ATENÇÃO E RESPEITO. CAI FORA.

      Excluir
    4. Observador Ativo todo certinho seu porra vc deve fazer algum multinivel seu merda...vai te fude....você passou alguma necessidade na sua vida seu bosta...VC DEVE FAZER ALGUM MULTINIVEL ESCULHABADO... vai te cata...

      Excluir
    5. Anônimo... kkkkkkkk ótima argumentação... seu cocô da ameba...

      Excluir
    6. Anônimo de perda..... kkkkkkkkkkkkk Não tem argumento para debater e quer corrigir um sociólogo... kkkkkkkkk Vai se FD seu merda!

      Excluir
  2. CONCERTEZA é uma maneira INTERNÁUTICA de escrever a expressão COM CERTEZA. Capiche?

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Anônimo eu não escrevi um artigo científico! escrevi apenas para expressar uma opinião e gostaria de opiniões cabíveis ou críticas, o que você faz é uma mesquinha depreciação do texto baseado em uma palavra escrita errada. Caso você se identificar da próxima vez te envio o texto para você realizar um revisão. Passe bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex Sader se possível me adicione no Facebook. Meu nome está como Felipe Tamataya e conta de email ayatabr@gmail.com


      Grato

      Excluir
    2. Picuinha, meramente picuinha de um "crítico" que menospreza um texto com um teor riquíssimo, e dá valor a uma mera escrita errada, qdo deveria criticar o conteúdo. Isso mostra claramente que seu trabalho Alex Sander, não deixou brechas, e que diante de "um texto enorme", como citado no comentário, foi preciso analisar uma escrita errada para descredibilizar seu conteúdo. Atitude tipicamente brasileira...parabéns Alex Sander, aplaudo de pé, como já disse uma amigo acima!

      Excluir
  4. Gostaria de dar os parabens o Alex Sander pelo texto, pois ele colocou o grande impasse que o povo brasileiro est[a vivendo nesse momento. Ao contrario de pessoas que não tem coragem de postar algum comentário aqui com o seu nome ou qualquer outro dado pessoal com medo de se espor por algum motivo do qual eu não vejo nenhum motivo para tal e contrario disso eu faço sem medo, acho que a TelexFree é uma empresa decente e que realmente não merece receber tais acusações. Como disse o nosso colega e cidadão brasileiro que escreveu esse texto procurem no Youtube o video que o Diretor de Marketing da TelexFree do Brasil publicou hoje dia 15 de Marçco explicando como a empresa funciona para que todos que estão colocando a sua esperana de liberdade financeira verdadeira na empresa tenha um pouco de tranquilidade quanto a essas acusações que a empresa esta recebendo.
    Meu nome e Felipe Tamataya, tenho 24 anos, não faço parte AINDA da TelexFree mas tenho certeza que se o povo brasileiro que esta apostando a sua liberdade financeira nesta empresa está fazendo a coisa certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Felipe! Como eu deixo claro no texto, não realizo uma análise sobre a legalidade ou viabilidade a longo prazo da Telexfree, mas insinuo que os "de baixo", o povo brasileiro, não é ingênuo ao apostar nessa empresa, que assume seus riscos e não precisa de um segmento de hipócritas que acreditam estar defendendo o povo ( suposta vítima ) quando na verdade apenas reafirmam sua posição de classe, seus interesses e sua moral conservadora

      Excluir
    2. Alex Sander, Perfeito esse texto, coloca em visão precedentes econômicos que estamos tão acostumado a "engolir" queria tomar a liberdade de lhe enviar um texto para que apreciasse, sobre o questinamento do "altissimo" lucro destacado no laudo tecnico do seae e uma comparação justa entre o voip telexfree e o citado no laudo, gostaria muito que fosse lido e se julgar prudente, aperfeiçoa-lo e publicar, Obs: Não é Prepotência... é que gostei demais do seu texto

      Excluir
    3. Olá Peter, que bom que gostou do texto. Então me mande esse texto para meu e-mail, alexsanderbr@bol.com.br, lerei e te repasso minha opinião, e quem sabe a gente não publica. Abraços

      Excluir
  5. A TelexFree está no Brasil apenas um ano. A corrupção, acompanhou o Brasil desde a sua "Independência". Por que não unir todos as esferas públicas do governo para combater a corrupção que está há muito tempo nos tirando o que é realmente de direito? Promotores, não desviem o foco, há muita coisa pior do que a TelexFree acontecendo enquanto se discute sobre a legalidade da mesma. Vamos inverter? Combater a corrupção do PT e depois verificar a legalidade da TelexFree? Quanto sensacionalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé meu caro Cleyferson. Combate-se com mais facilidade e demagogia aquilo que beneficia o lado "mais fraco" da sociedade e geralmente quando incomoda quem tem privilégios estabelecidos. O sensacionalismo é uma forma corrente de tirar o foco dos grandes e poucos problemas que a Nação tem, digo poucos e grandes porque ao olharmos o noticiário pensamos ter milhares de problemas quando na verdade temos dois principais, ( a desigualdade e o sistema político )que depois de serem resolvidos vão sistematicamente diminuir e até eliminar o peso dos demais problemas. Abraços"

      Excluir
    2. Parabens pelo texto Alex Sander, desmerecer o conteudo do texto por conta do que ele acha um erro de grafia e tipico de formalistas papagaios de pirat que nem sabe o que diz, e verdade o povo ta condicionado a dizer amem para uma minoria espertalhona e pronto...e isso ai mesmo....

      Excluir
  6. Isso sim merece ser compartilhado,parabens Alex

    ResponderExcluir
  7. SERA QUE NENHUMA OUTRA PESSOA, JORNALISTA OU NÃO, ALIENADO OU NÃO AO GOVERNO NÃO PENSA ASSIM COMO ESSE BLOGUEIRO, SERA QUE TODOS NOS DA TELEXFREE ESTAMOS SENDO MESMO ENGANADOS, TODOS OS DIAS VEJO CENTENAS E POR VEZES ATÉ MILHARES DE PESSOAS DANDO DEPOIMENTOS DE COMO ESSA OPORTUNIDADE ESTÁ MUDANDO A VIDA FINANCEIRA DE VARIAS FAMILIAS DO BRASIL A FORA, E AGORA POR ESTAR MEXENDO NO "BOLSO" DOS BANQUEIROS, DA ELITE QUE MANDA E DESMANDA NO BRASIL ATRAVEZ DA POLITICA, O GOVERNO RESOLVE "INTERFERIR" POIS SE TRATA DE UM CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR, POPULAR UMA OVA ESTA SENDO UM CRIME CONTRA A BURGUESIA QUE SE ENRIQUESSE AS NOSSAS CUSTAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Captou bem o "espírito" do texto Warly, a quem interessa esse sensacionalismo e rápida intervenção do governo? Abraços meu caro!

      Excluir
  8. Muito bom, amigo! Parabéns pela análise, mt oportuna! Perspectiva mt interessante. sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai amigos da telexfree, vamos combater essa negatividade contra a telexfree, pois vejamos que os erros ocorridos e denunciados, são dos divulgadores sem experiencias do negocio dana-se a fazer as coisas erradas com ambição de colocar pessoas e não poder dar uma assistencia melhor para fazerem um trabalho correto. mas, com certeza à partir do lançamento este mes de cd de treinamento. todo vai melhorar. Assim espero e que tudo corra bem ao bem de nós todos e da empresa.

      Excluir
  9. Respostas
    1. é isso Deozinha que eu queria tambem enfatizar no texto: ninguém força ninguem, ninguem é obrigado a chamar ninguem e as pessoas sabem do risco! O que me intriga é a repetição em certos blogs de acharem que todos são desinformados, "ignorantes", que estão sendo enganados, que são vítimas. A que importa esse discurso? Esse negócio está a deixar nervoso quem?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Sensacional! Este texto merece ser compartilhado. Iria acalentar milhares de brasileiros que se sentem ansiosos devido às inúmeras especulações negativas e pífias a respeito da Telexfree. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Como cientista social o sr. deveria agir com um mínimo de responsabilidade perante esta mesma sociedade que o sr. se dispôs a estudar. Seu texto vem sendo replicado por incautos que aderiram à TelexFree.

    Tratar esquemas CLARAMENTE iguais à famosíssima "pirâmide de Ponzi" como "uma forma de dinamizar o capitalismo pela via popular dinamitndo-o por dentro", mesmo que sob o manto da "problematização" (tão cara aos acadêmicos) me causa espécie. E me causa espécie, com relação ao sr., pelo fato de um cientista social não conhecer a história recente da sociedade que pretende analisar.

    Peço que o sr. se remeta aos anos 1920, quando Carlo Ponzi percebeu que havia um descompasso nos preços dos SELOS DE CORREIO (faz alguma correlação com a telefonia VoiP, Alex?) entre duas localidades, e que poderia ganhar algum dinheiro com isso, desde que os comprasse em GRANDES quantidades para revenda. Para tanto, começou a juntar investidores, inicialmente para compras reais dos tais selos. O problema era: haveria tanta demanda de cartas assim para enviar?

    Mas, com a promessa de lucrar 66% sobre o capital investido (e "comprovando" que 1 selo de $ 0,01 equivaleria a um de $0,03 em outro local), milhares de pessoas transformaram DINHEIRO em "SELOS". Um problema: selo só serve para enviar cartas, dinheiro serve para facilitar o sistema de trocas na sociedade (comprar coisas, no popular).

    O tempo foi passando, as pessoas foram se empolgando com os ganhos fáceis, e os selos ninguém nem sabia mais por onde estavam. Era só botar o dinheiro na empresa do Ponzi, arrumar 2 ou mais amigos e o retorno era garantido. Por um tempo, REALMENTE pobres ficaram ricos. Como dinheiro não dá em árvore, alguém tinha que perder. E quem perdeu financiou a riqueza de quem ganhou.

    EXATAMENTE como essa tal TelexFREE faz agora: um sujeito "investe" US$ 2,000.00 em CINQUENTA linhas VoIP (chamo de "selos", Alex?), as quais NÃO USA, NÃO VENDE e, incrível!, PODE REVENDER PARA O PRÓPRIO VENDEDOR (pela metade do dinheiro gasto)! Mas, mesmo assim, ele NÃO PERDE dinheiro DESDE QUE arrume dois otários que comprem o tal pacote VoIP e façam anúncios na internet que NINGUÉM ACESSA (portanto, não geram clientes) porque são feitos em sites de "classificados grátis" hospedados na Conchinchina, que os próprios divulgadores passam uns aos outros.

    Ou seja, você entra num site desses e tem MILHARES de anúncios IGUAIS que NINGUÉM VÊ! É o primeiro caso de publicidade paga na história da humanidade em que o retorno do público ao anúncio não faz a menor diferença. Pra vc, Alex, isso é normal?

    Então, liguemos os pontos: a TelexFree vende um produto que nenhum dos seus compradores utiliza plenamente (os "selos" - ou, numa roupagem pós-moderna, "VoIP"). Afinal, quem compraria CINQUENTA LINHAS TELEFÔNICAS para sua casa? Deveriam, portanto, ficar com uma pra si e arrumar 49 pessoas para comprarem as linhas que possuem no "estoque". Mas, veja, NÃO É DO INTERESSE do "divulgador" vender só uma linha para cada um, e sim formar MAIS ESTOQUES na mão dos 49. Toda a estratégia é montada a partir disso, porque senão o cara não vira "team builder" e não pode comprar sua Ferrari. Vender só as linhas apenas faz com que ele tenha um parco lucro.

    Numa cidade pequena do interior (o sr. já percebeu que o esquema é forte JUSTAMENTE nos rincões do Brasil?), teríamos então uma pequena quantidade de pessoas com uma GRANDE QUANTIDADE de "telefones" (50x1) que não usam para vender e que em pouco tempo NÃO CONSEGUIRÃO VENDER PORQUE TODOS JÁ ESTARÃO NO SISTEMA.

    Entendo que boa parte dos versados em ciências humanas tenham alguma dificuldade com as ciências exatas. Mas sei que todos os cientistas sociais conhecem o ciclo do dinheiro: se alguém ganhou é porque alguém perdeu antes (ou, no caso de Ponzi, perdeu depois).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens Vinicius.

      Mais clara que qualquer tentativa de justificar esse esquema, é sua explicação.
      Como em todos os segmentos no nosso pais, pra alguém ganhar, alguém tem que perder.

      Excluir
    2. Vinícius Duarte, muito bem explicado. O pessoal que já está na TelexFREE tem pregado um discurso de "quero que dure! não importa a quem prejudique!". Quando mais eu vejo comentários sobre os divulgadores da TelexFREE mais eu perco fé na humanidade. Grande parte das vítimas já percebeu que precisa dos novos otários para entrar, e defendem com unhas e dentes a facilidade de convencimento dessas pessoas.

      Quero parabenizar seu texto, Vinícius Duarte, claro e bem montado que serve como um foco de luz em meio à bobagem que foi escrita na publicação do blog.

      Bruno Prado

      Excluir
    3. Bruno Prado, onde você viu a obrigatoriedade de se chamar mais pessoas pro "esquema" pra ganhar dinheiro na TelexFREE? Existem muitas, mas muitas pessoas que entraram logo no começo e até hoje não convidaram mais NINGUÉM pra entrar no "esquema" e continuam ganhando fielmente em conta bancária. Como pode isso? Como pode alguém entrar depois do "mais esperto" e ganhar bem mais que esse pioneiro? Meio estranho, não?
      Seria de grande valia conhecer melhor como funciona de uma forma imparcial e depois tirar as conclusões.

      Abç.

      Excluir
    4. Caro Vinicius ninguem arruma “otários” meu caro, ninguem é obrigado a chamar ninguém para o negócio! Leia um post abaixo que explica melhor esse detalhe, afinal minha intenção não é justificar a operação de nenhuma empresa ou negócio. Releia meu texto. Não estou discutindo, reitero, sua legalidade, seu funcionamento, apenas explicitando aquilo que a polêmica em torno dele traz a tona sobre os conflitos da sociedade brasileira.
      Ganhar e perde certamente são faces da mesma moeda, contudo, é uma singularidade o que está a ocorrer. Antes da “merda” ocorrer parte do povo está usufruindo, ao contrário das crises periódicas do capitalismo - a exemplo da crise do subprime em 2008 - onde repente irrompe é prejudicou especialmente as massas mais pobres, vúlneráveis. Quer dizer as classes menos desfavorecidas “pagaram o pato” pelas inovações financeiras dos bancos que alem de faturem com isso, foram capitalizados pelo Estado...
      Seus esclarecimento foram pertinente, mas insisto, não estou a favor ou contra o negócio, sou a favor de um debate mais justo na sociedade brasileira sobre os problemas que ela enfrenta e outros que são ocultados. Se minha análise me levar a me posicionar por alguem, alguma classe, alguma voz, é porque fui induzido pela análise e por minha convicção de que o que eu leio ou escuto não é justo. Sou do partido da igualdade e da justiça e se estes estiver do lado de x ou y, lá estarei. Abraços

      Excluir
    5. Arley, fico feliz de ver que sabe argumentar de forma serena. Talvez você seja um dos poucos que por alguma razão acreditam sem saber que realmente é algo ruim. Por isso, vou escrever mais no intuito de esclarecer apenas. Sei da possibilidade de se inscrever e levar pra frente o negócio sem sequer chamar outra pessoa. Mas eu te pergunto, quem realmente faz isso? A possibilidade existe mas não é o que sustenta o negócio. Você é altamente estimulado a chamar pessoas, convencê-las que é um bom negócio. Isso é algo ruim? Depende. Se for algo que sabidamente vai cascatear até fazer um mal bem grande a outras pessoas. Sim! É algo ruim! Vou explicar de duas formas, e peço que apenas acompanhe o raciocínio. A primeira forma é, as pessoas estão sendo pagas, e muito bem por fazerem parte do negócio. É nesso ponto que muitas pessoas dizem: - "aha! sabia, é inveja! sai fora olho gordo!!". Mas não faz sentido ser inveja, porque qualquer um pode entrar, inclusive todo divulgador estimula que mais pessoas entrem. Como é que pode ser inveja se é algo de livre acesso? Pra todos. Uma pessoa que se sinta na posição de invejar basta aderir ao negócio e pronto, essa pessoa estaria na posição que tanto invejou. Mas bom, seguindo temos a seguinte pergunta a responder. De onde vem o dinheiro? Tem que vir de algum lugar. Acredite em mim. Não existe mágica, ou melhor dizendo, forma honesta de se "criar" dinheiro. Ele tem que vir de algum lugar. Dos anúncios? Não. Da venda do VOIP, também não. Pode-se notar que existem MUITO mais divulgadores que clientes, e é muito importe notar que VOIP comprado por divulgador não conta, pois o objetivo do divulgador é EXTRAIR dinheiro do negócio, não de fornecer. O que nos leva a finalmente à resposta. O divulgador só EXTRAI dinheiro do negócio a partir de um tempo. Inicialmente ele é FORNECEDOR. E para ser um bom extrator, você tem que conseguir em torno de 10 bons fornecedores. A gente poderia entrar mais em detalhe na matemática do negócio, mas o foco agora é de passar a ideia. Essa foi a primeira forma de explicar. A segunda, é algo que com certeza vai te fazer pensar. Imagine, que o negócio da TelexFREE seja idôneo. Super correto e o governo valide a continuidade da empresa. Bom, imagine o que vai acontecer com as profissões do mundo. Quem é que vai querer se matar de trabalhar sabendo que existe um trabalho MUITO melhor e bem MENOS estressante, quem? O engenheiro? não, vai para TelexFREE. O médico? vai para TelexFREE. O contador? vai para TelexFREE. Isso em falar nas profissões que ganham menos mais completamente essenciais como vendedor de lojas, coletores de lixo, cozinheiras de merenda. TUDO, todo mundo vai querer ser da TelexFREE ao invés de trabalhar. Resultado: Toda a sociedade entra em colapso. Bom, faz a gente pensar, não faz? Mas fique tranquilo que isso foi só uma suposição. Não vai acontecer porque a TelexFREE não cria dinheiro, ela tira das pessoas que estão entrando, enquanto ficam na foram de fornecedoras de capital. Bom Arley, te desejo sorte, sucesso, e te faço um pedido. Quando tudo isso estourar, se perceber que prejudicou alguém. Tente ajudar.

      Grande Abraço,
      Bruno Prado

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Aos, Srs. Vinicius Duarte, anônimo e Bruno Prado. Peço a gentileza de apontarem onde no texto o Sr. Alex Sander defendeu a Telexfree, papo sério, sem rodeios. Onde ele disse que o sistema é licito ou ilícito? Eu poderia aqui apontar em quais parágrafos ele deixou bem claro sua imparcialidade, mas não vou facilitar, se quiserem leiam novamente. O núcleo da mensagem do texto "seus espertos" é outra, por favor, voltem para suas faculdades e reaprendam a interpretar texto, ou melhor, no ensino médio seria o ideal pra vocês. Fico indignado com tamanha ignorância. Novamente parabenizo o autor Alex Sander pelo brilhante texto, este eu tenho certeza que não foi comprado. Aliás Bruno, tem medo de ter que fazer o serviço braçal???

      Excluir
    8. RESPOSTA AO VINÍCIUS E A TODOS QUE ESTÃO A CRITICAR A TELEXFREE.
      Prezado Vinícius.
      Não se preocupe com o suposto ou exposto sistema Ponzi da Telexfree onde os incautos "otários" entraram com suas quantias em dinheiro na esperança de melhorar de vida.
      Te digo isto porquê pelo menos com a Telexfree você tem o direito de ser ou não otário e no sistema político financeiro que nós vivemos vc é fadado a ser otário simplesmente porquê vc teve o azar de nascer.
      Se você não faz parte, meu amigo, de uma pequena parcela da população mundial que está no topo desta pirâmide Ponzi da vida, você está sendo mais um a manter esta pirâmide do sistema político financeiro que vivemos e ninguém não está nem aí pra isto.
      Por acaso já procurou saber quanto os governos gastam daquilo que arrecadam (lembre-se dinheiro que representa parte do nosso trabalho produtivo) aos Bancos Privados Nacionais e Internacionais em juros devidos a dívidas internas e externas.Se vc não sabe vai se impressionar ao saber que é mais de 50% da arrecadação. Bom, aí vc descobrirá um esquema de Ponzi muito maior do que o suspostamente praticado pela TelexFREE e diga-se de passagem você não tem a opção de escolher se vai entrar ou sair.
      Então acompanhe meu raciocínio. Você trabalha, e muito, e boa parte do dinheiro que você ganha vai para o esquema. Mas aí você pensa: Este dinheiro retorna para mim em benefícios que o governo me oferece. Aí eu te pergunto, quanto deste dinheiro que efetivamente você paga lhe retorna em serviços. Vai buscar saber quanto que sobra da arrecadação do governo para lhe reverter em serviços. E não estou aqui nem considerando a corrupção, apenas o dinheiro que fica para o governo gastar com Saúde, Educação, Previdência etc... . Quer maior Ponzi que este. Você trabalha, trabalha e trabalha para ganhar mais dinheiro e melhorar de vida, mais quanto mais vc ganha mais vai parar nos bolsos de uma pequena elite que comanda este fantástico e gigantesco sistema ponzi financeiro.
      Ora meu amigo, todos estamos inseridos em um sistema ponzi muito mais inteligente e explorador, que não te dá nem o direito de escolha.
      Então fica aqui mina dica aos caçadores de Ponzi.

      Excluir
    9. Meus parabéns Caçadores de Ponzi. Se os tais caçadores de ponzi, utilizassem todo esse afinco em descobrir o esquema ponzi em empresas "fraudulentas", para entender que fazem parte desse esquema em grau muito superior, obrigatoriamente, talvez entenderiam todo o teor do conteúdo postado aqui pelo Alex Sander. Muito boa sua observação.

      Excluir
    10. A perspectiva é essa meus caros! Alguns "esquemas" simplesmente são naturalizados, se apresentam como inquestionáveis, como parte da realidade. Acontece que não existe nada natural do ponto de vista social e político, tudo é construção humana. A pergunta que nos interessa é a seguinte, quais são as instituições, grupos e pessoas que definem o teor de "nossa realidade", daquilo que é tido como legal e ilegal, bom e mal, certo e errado. Ora, esses pares de oposição constroem em boa medida aquilo que consideramos ser uma realidade inteligível, coerente. Mas no final das contas a realidade é muita mais complexa do que o ponto de vista ( ideológico ) definidor daqueles que estão em posições de privilégio e poder. E nós temos um papel crucial em alargar a realidade que os brasileiros percebem, em apresentar novas explicações e evidenciar coisas naturalizadas e tidas como incontestáveis"


      Excluir
    11. Existem muitos sistemas "Ponzi" institucionalizados ( como bem indicou o colega falando do sistema financeira oficial ) caberá a nós desnudá-los!

      Excluir
  12. Parabéns Alex,
    Sensacional teu texto, Imparcialidade pura!
    Estou na Telexfree a 4 meses e não me arrependo nenhum pouco,pelo contrário, agradeço a oportunidade que através dela conheci o maravilhoso mundo do Marketing Multnível.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Apenas uma correção: as linhas que revendemos à empresa não são aquelas do estoque de adesão, portanto não revendemos para o vendedor pela metade do que pagamos, como disse o Sr. Vinícius. Essas 10 linhas serão vendidas a 100 reais cada uma para os clientes falarem pelo Voip do seu próprio celular para qualquer operadora. Portanto a Adesão custa 600 reais e a venda rende 1000 reais. A recompra só acontece nas linhas que recebemos pela semana de anúncios, se após uma semana não vendermos a um cliente. Como o mercado de voip no Brasil é praticamente virgem, ainda tem muitos clientes em potencial. Isso se as operadoras de celular deixarem a empresa trabalhar.

    ResponderExcluir
  14. Olá e boa tarde ao senhor e a todos os seus leitores.
    Ninguém chuta "cachorro morto".
    E os banqueiros, que ganham milhões, ninguém fala?
    Está na lei (Constituição Federal), o Salário Mínimo, está lá: moradia, alimentação, etc.
    Alguém está interessado em viver com um salário mínimo por mês?
    E nem vou falar mais, porque a língua "coça" e posso acabar falando demais.
    O que está acontecendo com a Telexfree é muito bom, pois vai separar o joio do trigo.
    Fica porém a pergunta:
    Quando a IURD e o Bispo Macedo foram absolvidos, ninguém viu isso na internet, na tv, nas revistas.
    Mas as acusões na época eram diárias, incluindo tv, internet, revistas, jornais, e por aí vai.
    Será que esses tais que estão a jogar pedra na empresa Telexfree também vão dar espaço para apresentar matéria , informando sobre a absolvição da empresa Telexfree?
    Eu, falo por mim, não vão dar nem a mínima.
    Porém, é um fato: criticar a decisão da justiça, afirmando em rede pública é crime previsto em lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro, quando se atinge certos interesses e valores dos "donos do poder " a reação é imediata, sensacionalista e depreciativa, sem qualquer responsabilidade com que se afirma. O objetivo é realizar um grande dano e depois fingir que nada aconteceu. Pedir desculpas não é uma virtude dos poderosos e daqueles que se consideram cheios de virtudes supostamente construídas pelo esforço próprio.

      Excluir
  15. Eu vou ser curto e bem ingnorante no sentido real da palavra, porque estou cansado de vê um zé mané metido a ABESTALHADO e escrevendo que esta preocupado com os brasileiros que entram na telex. Alex, se vc se diz tão preocupado seu merda, porque vc não usa seu blog para combater a corrupção do brasil, pois graças a telex muitas pessoas não ganham o MISERAVEL salario minimo para viver. Pessoas assim como voce eu tenho é nojo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, tenha pelo menos o trabalho de ler o post. O Alex está defendendo a telex assim como vc.

      Excluir
    2. Meu caro! Leia o texto e depois opine, deixa bem claro entre outras coisa que não estou preocupado com os “abestalhados” que entram na Telexfree, como afirmei no texto, todos são maiores de idade, não são “vítimas” como muitos comentam. São pessoas que sabem o que estão fazendo, sabem do risco que estão tendo!
      Combater a corrupção através de um blog é??. O problema da corrupção do brasil é um só: desigualdade. Está gera condições e pontos de partida diferenciais para as classes sociais brasileiras. Este é nosso grande problema, geralmente ocultado. É por conta desse único problema que muitos são obrigados a se venderem, se corromperem, se prostituirem de variadas formas. Ora, se todos tivessem oportunidades iguais, reconhecimento, dignidade, uma boa educação e um rendimento que pudessem sobreviver sem pedir esmolas a corrupção automaticamente se tornaria problema menor, o sistema político e seus representantes sofreriam ampla alteração. Em suma desigualdade cria as condições para a corrupção e para manutenção de um sistema político igualmente corrupto. E dá próxima vez se identique vossa excelência pois eu não terei nojo de você, estou aberto ao diálogo; oferecendo explicações ao mesmo tempo que ouço, incorporo opiniões e aprendo.
      Minha preocupação sr. Anônimo são com as meias verdades difundidas por aí, com as grandes vozes formadoras de opinião pública que são um atentado a pluralidade de opiniões e ao debate sério. Minha preocupação é o que certas pessoas, segmentos, classes não dizem, deixam quieto, ocultam

      Excluir
  16. http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=143749

    Eu é que não arrisco meu nome nisso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí...Quem não acredita não deve entrar, deixa quem acredita ganhar dinheiro que já está de bom tamanho, não ajudando a destruir!!

      Excluir
  17. Parabéns pela imparcialidade de opinião. Independente de alguém achar que é piramide ou não, que algo fique bem claro ninguém é obrigado dentro da proposta de negócio da Telexfree de colocar alguém, as pessoas criticam,falam mal de um negócio que não conhecem, do qual são ignorantes, más qualquer pessoa em sã consciência vai perceber que existe uma "cruzada" contra esta empresa, os gananciosos inescrupulosos não estão preocupados com nada a não ser com o risco de que seus lucros diminuam um pouco, porque se chega ao ponto de uma promotora do estado do Mato Grosso, acusar um cidadão que faz parte da Telexfree e que porque era pobre e agora comprou um ferrari, esta lhe imputando uma perseguição dizendo inclusive que a ferrari era alienada e que o vendedor e o comprador respondem por estelionatário, más o que o negócio Telexfree tem á ver com isto, gostaria de estar no lugar deste cidadão para poder mover um processo contra esta promotorazinha, pois além desta perseguição clara com certeza incentivada por algum interesse a mesma esta envergonhando a classe de Promotores Públicos deste país, o mesmo cidadão no outro dia publicou os documentos que comprovam que o referido veiculo é de sua propriedade desde 12/2012 e está quitado sim não existe nem um vinculo fiduciário deste veiculo, que vergonha Promotora Pública do Mato Grosso, renuncia a esta profissão que deveria ser séria. Como foi comentado nesta matéria as pessoas estão sendo consideradas por muitos metidos a protetores dos menos avisados, que ninguém é idiota, que está sendo induzido, enganado ou arrastado pra este negócio. Enganado eu me senti em 1990 quando o governo deste País na pessoa da equipe econômica e do presidente Fernando Collor de Mello, simplesmente passou a mão em todo o meu dinheiro que eu tinha na minha conta da Caixa Econômica Federal, com a promessa de me devolver da forma e prazo que eles queriam, resumo assalto a mão armada com todo o apoio das instituições legais deste País. Eu faço parte da Telexfree sim, e o que mais revolta é ver estas pessoas que deveriam se preocupar com a vida deles, ou então se querem opinar se informem, conheçam o assunto para poderem opinar, pra estes metidos a entendidos tudo é Sistema Ponzi, não sabem nada. E por cima vem estes reportes falidos moral e profissionalmente lançarem mentiras descabidas, nem mentirem sabem, alguém deve estar pagando alguma cesta básica pra um coitado que nem este tal de Nassif, pra ter coragem de fazer um papel tão ridículo que nem ele fez. Acha alguma coisa de útil pra fazer Nassif dentro desta tua vida inútil. Acho que é Nassif o nome daquele mentiroso, nem o nome desta figura a gente consegue lembrar direito. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  18. Nada foi tirado do ar algo não esta batendo.

    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/hackers-derrubam-site-de-cartacapital/

    http://www.cartacapital.com.br/economia/o-fim-do-golpe-da-telexfree/

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se esses defensores do capitalismo bruto Estão ganhando o que dos bancos.

    ResponderExcluir
  20. muito bom sander, voce falou tudo.
    eu e toda rede telexfree te apoia
    acabei de virar seu fã

    ResponderExcluir
  21. Alex, obrigada por escrever esse texto com tanta verdade. Estamos apavorados com o que pode acontecer amanhã ou depois, pois além do governo, bancos, empresários e políticos estarem contra, ainda tem pessoas comuns que pelo visto estão satisfeitíssimas com a vida que levamos no Brasil e ainda ficam colocando lenha fogueira. Respeito quem não acredita e não quer entrar, assim como eles tb deveriam nos respeitar.

    ResponderExcluir
  22. Falou tudo! Muito bom! Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Cara vc disse tudo, e um crime sim em cima dos abastados que pratcam a agiotagem ionstitucionalizada, querem que o povo fique na miseria para poder continuar a trabalhar com escravo pelo salario que pagam...sou seu fa, parabens e continue assim...

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Alex..
    Parabéns pelo texto!

    Vou aproveitar a oportunidade e expressar minha opinião também, hoje falo como divulgador da telexfree, mas em outrora fui apenas mais um pesquisador do sistema para saber se funcionava.

    Muitos fazem as contas sobre a sustentabilidade da empresa calculando apenas
    A arrecadação advinda do voip, esquecendo os verdadeiros propósitos, que é o marketing digital.
    Hoje, a Telexfree já está com aproximadamente 900.000 acessos diários em sua página principal,
    Fora as páginas secundárias usadas para realizar os anúncios. Para quem entende do assunto, sabe que esse
    número de visitas é bastante expressivo, e que, inevitavelmente atrai muitos empresários e patrocinadores para
    fazerem suas propagandas, seja de produtos ou de empresas, o que vai gerar muita renda, visto que, um site com esta
    visibilidade com certeza proporciona um retorno muito satisfatório para os anunciantes. Para quem entende
    Ou já pesquisou sobre marketing digital sabe do que estou falando, apenas um banner pode custar mais de R$ 500.000 por dia.
    Ainda falando em sustentabilidade, foi lançado no dia 26 de março mais um serviço que está sendo oferecido pela empresa; o TelexCommerce, uma poderosa ferramenta de arrecadação para a empresa. A propósito, além desse serviço,
    Existem muitos outros que ainda estão em construção.

    E digo a todos vocês: A TELEXFREE NÃO VAI QUEBRAR!!! E sabe por que?

    Simples:

    Está fechando um ano dos divulgadores, e todos estão renovando seus
    Contratos, e com isso, a empresa está arrecadando 20% sobre tudo o que pagou durante
    O ano, e mais os contratos de todos estes divulgadores, pois, ao contrário de muitos
    MMN, a telexfree não promete renda vitalícia, e sim um contrato anual.

    Outra coisa: hoje, a telexfree se tornou uma marca. E uma marca MUITO valiosa.
    Somente com o DVD de apresentação, o faturamento da empresa vai ultrapassar os
    R$ 50.000.000,00 ( cinquenta milhões ) no primeiro lote.
    Ahh...e tem as camisetas também, ao custo de R$ 70,00 cada. E todos os divulgadores estão
    Comprando, e muitas! Agora calcule o quanto a empresa vai faturar.
    Ou seja, muitos produtos estão para serem lançados, e vão vender.
    Não vou me estender mais, mas garanto a vocês, a empresa fatura de todos os lados.

    Concordo que tem muitos divulgadores que realmente não sabem de onde vem tanta grana,
    Mas eu sei, pois não sou fanático e nem burro, e gosto muito do meu dinheirinho, por isso,
    Ao fazer as contas cheguei a conclusão que o sistema
    Realmente funciona, e de uma forma muito inteligente.

    Grande abraço a todos.


    ResponderExcluir
  25. Por que Eike Batista não entrou na telexfree?

    ResponderExcluir
  26. Cara, imagine a seguinte história: Um curandeiro alega que criou uma poção "mágica" capaz de curar qualquer doença, até mesmo câncer e aids. O povo começa a comprar seu "elixir milagroso" e abandona todos os remédios e tratamentos tradicionais. Médicos e farmacêuticos de todos os cantos dão sua opinião negativa na imprensa, alegando ser tudo uma enganação. Eis que aparece um "cientista social" que se propõe a analisar a questão de um ponto de vista puramente sociológico, sem ligar para a questão médica acerca da poção. Ele conclui, através de um texto enorme, que as elites médicas estão com medo de perder seu espaço, que o povo sabe o que está fazendo, que tem todo o direito de fazer e que conhece os riscos de se usar a poção, etc. Enquanto a poção parece funcionar, criticá-la é considerado precipitado. Depois, as pessoas começam a morrer por apendicite, tuberculose e outras doenças relativamente fáceis de se tratar na medicina tradicional. Aí já terá sido tarde para muita gente.

    Com esta metáfora, meu ponto é que a promessa de rentabilidade divulgada pela Telexfree é algo tão suspeito quanto uma poção mágica que, alegadamente, cure todas as doenças. Nós criticamos a Telexfree porque sua proposta é o mais óbvio absurdo, sem a menor possibilidade de sustentação e que segue o mesmo modelo de outros golpes já desmantelados. Quando a TF quebrar irá ocorrer com os envolvidos o mesmo que aconteceu com os investidores das FR Boi Gordo. A diferença é que o número de envolvidos é extremamente maior na TF e pode impactar a economia nacional de forma violenta. Qualquer análise "social" desta questão é fútil se for desconsiderado o ponto principal, que é a legalidade e sustentabilidade do esquema. Afinal, de que adiantaria ficar analisando as motivações por trás dos comentários de farmacêuticos se a poção é uma fraude tão evidente? O mesmo vale para a TelexFree.

    Pare de imaginar conspirações da elite e analise o modelo de negócio da empresa. Veja esquemas antigos e recentes e perceba que eles também pagavam em dia, também recolhiam imposto, também tinham um produto de fachada e tudo o mais que a TF faz, mas no final provaram ser só mais uma pirâmide Ponzi.

    ResponderExcluir
  27. Se todo mundo está errado porque não me aproveitar sendo errado também. Se não se pode vencer o sistema financeiro corrupto junte-se a ele. É disso que trata esse texto. Não mudemos o que está errado. O cientista social não saiba fazer conta eu entendo. Mas esse discurso de socializar o capitalismo é falacioso demais. Capitalismo foi feito para explorar a mais valia do trabalho das massas, a única coisa que o sistema telexfree faz é permitir a exploração da grande massa por uma pequena quantidade de pessoas. Ou você acha que o topo da pirâmide é maior do que sua base? Respeito a opinião do autor do texto, mas não concordo. A observação das fraudes no sistema capitalista é perfeita, entendo também que ele não defendeu o telexfree, mas um erro não justifica o outro, por isso discordo da conclusão.

    ResponderExcluir